Biografia

Janaina Azevedo é atriz, cantora, compositora e musicoterapeuta formada pelo Conservatório Brasileiro de Música, em 1998. Ela é formada também no Curso de Formação Profissional de ator pela CAL (Casa de Artes de Laranjeiras), em 2005.

Janaina atuou em diversos musicais, como “South American Way”, “Tribobó City”, “Vamos Brincar de Amor em Cabo Frio”, “Auto de Natal”, “Geraldo Pereira - Um Escurinho Brasileiro”, “Dois Nego e Uma Branca”, “A Canção Brasileira” e “Império” - sendo dirigida por nomes como Miguel Falabella, Stella Miranda, Daniel Hertz, Paulo Betti, Adélia Sampaio, Gabriel Vilella, João Fonseca, Antônio Karnewale, além da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho.

Ela participou também de “Rock'n Roll Show – O Musical dos Musicais” ao lado de Ney Matogrosso, Miguel Falabella, Bibi Ferreira, Marília Pêra e outros grandes nomes dos palcos brasileiros. Já sua participação em "Divina Elizeth" - com direção de João Falcão - foi, primeiramente como preparadora vocal do elenco, quando o musical estava em São Paulo. Na temporada carioca, ela dividiu o papel da protagonista com mais três atrizes.

Foto: Julieta Rubinetti

Mezzo-soprano com uma ótima extensão vocal, Janaina teve uma formação musical abrangente, estudando percepção musical e instrumentos como: violão, piano e percussão. Também estudou canto popular e lírico com Felipe Abreu e Eliane Sampaio. Sua qualidade vocal e seu timbre de voz são reconhecidos e admirados por vários profissionais da área.

Seu primeiro CD, “Luz sem Fim", foi lançado em Janeiro de 2005, com um repertório de 15 canções brasileiras - dos mais variados estilos -, entre elas “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso, e “A Noite do Meu Bem”, de Dolores Duran. O álbum solo de estreia da cantora mostra bem sua versatilidade. Nesse CD, Janaina também canta músicas de sua própria autoria: “Bagdá”, “Nosso Amor”, “Luz Sem Fim” e “Cuida de Mim”. O show de lançamento foi o show "Outro Lugar" (2006), realizado no Mistura Fina, no qual a cantriz interpretou sucessos.

No disco também estão músicas de: Fábio Moreno (“Teu Sorriso”), José Luis De Souza e Lenine Rocha (“Meu Sol” e “Pedaços”), Luiz Alfredo Millecco (“A Terra de Ninguém” e “Luzes do Oceano), Samir Farias (“Popular Casamenteiro”), José Carlos Dantas e L.A. Millecco (“Devaneios”), Gisa Pithan (“Por Um Fio”), e Silas Sarmento e L.A. Millecco (“Frevo das Meninas”).

CD "Luz Sem Fim"


Produzido e dirigido por José Luis De Souza, o CD foi gravado, mixado e masterizado nos estúdios da Musitec (Rio de Janeiro) e teve a participação de um time de músicos experientes, como José Luis De Souza (Arranjos, Piano e Teclados), Achilles Gazzaneo (Saxes Alto e Tenor), José Carlos Bigorna (Flautas), Mario Guita (Violões e Guitarra), André Gomes (Baixo), Paulo Bonfim (Bateria), Leandro Gomes (Percussão). O álbum contou, ainda, com as participações de José Carlos Dantas (Arranjo Base de Devaneios), Leandro Freixo (Piano em “A Terra de Ninguém”) e Gabriel Lopes (Percussão em Por Um Fio”).

Em outubro de 2007, Janaina participou do maior evento de telecomunicações da América Latina, cantando o Hino Nacional ao lado de Toquinho. Em 2008, Janaina participou da nova montagem de “7 – O Musical” - obra da dupla de diretores Charles Möeller e Claudio Botelho, com músicas de Ed Motta - no papel de Elvira.

Além disso, em Março de 2009, Janaina apresentou, no Rio, o show “Casa de Ary”, baseado exclusivamente no repertório do compositor Ary Barroso. O show foi concebido e dirigido pela própria Janaina e produzido por Adriana C. Zonis.

Após a temporada de “7-o musical” na capital paulista, iniciada em Abril, Janaina deixou o elenco para se dedicar ao trabalho no musical “Gota D'água” - de Chico Buarque e Paulo Pontes, com direção de João Fonseca e Roberto Burgel -, para o qual foi convidada pela também cantriz, protagonista e produtora da obra, Izabella Bicalho. O musical ficou em cartaz durante dois anos entre Rio e São Paulo e, logo após, seguiu com apresentações em Portugal, com Janaina interpretando a personagem Estela. Em Portugal, o musical percorreu seis palcos: Guimarães Centro Cultural Vila Flor, Lisboa Centro Cultural de Belém, Estarreja Cine-Teatro, Figueira da Foz CAE, Porto Coliseu e Faro Teatro das Figuras.

Em "7-o musical" com Rogéria e Ivana Domenico
Foto: Paulo Ruy Barbosa (2008)

Janaina participou do show beneficente "Com você pela vida" (2010), que contou com participações ilustres, como Alessandra Maestrini e Maria Gadú. No mesmo ano, a cantriz fez o show "Dalva e Herivelto" com o cantor Eduardo Canto, na Sala Baden Pawell (Copacabana - Rio de Janeiro, RJ), com repertório dos consagrados Dalva de Oliveira e Herivelto Martins.

Desde então, Janaina tem atuado em diversos musicais, como "Um Lugar Chamado Recanto" (2009) - de Fred Mayrink e com a atriz Nivea Stelmann como protagonista -, "O Soldadinho e a Bailarina" (2010) - com Luana Piovani -, e o mais recente "Flôr Tapuya" (2011) - uma opereta de Pixinguinha, com Marcelo Vianna.

Atualmente ela também oferece aulas particulares de canto popular e interpretação para cantores.