31 de outubro de 2011

Mais fotos de "Flôr Tapuya"

.

Confira mais cliques de Marcos Queiroz, do espetáculo "Flôr Tapuya", que terminou ontem (Domingo, dia 30 de Outubro de 2011) e no qual Janaina Azevedo estava em cartaz (Teatro Carlos Gomes - Rio de Janeiro, RJ):








Fotos: Marcos Queiroz

O final de "Flôr Tapuya"

.


Elenco


Ontem, dia 30 de Outubro (Domingo), foi o último dia de apresentação de "Flôr Tapuya - uma opereta de Pixinguinha". Para o elenco, muita emoção! O sentimento de se despedir de um trabalho, conquistado com esforço, bastante ensaio, muita preparação e carinho, é sempre o mesmo: sensação de trabalho cumprido.

Veja algumas fotos do espetáculo, abaixo:






Fotos: Débora Garcia e Marcos Queiroz

28 de outubro de 2011

Promoção "Flôr Tapuya"

.

O site da MPB FM está divulgando uma promoção para concorrer a convites do musical "Flôr Tapuya". Quem quiser participar, é só clicar: Promoção Flôr Tapuya no Teatro Carlos Gomes. Mas é super fácil!

Você pode concorrer também via SMS, enviando uma mensagem de texto para 49810 com a palavra MPB seguida da palavra específica de cada promoção. No caso da promoção para o musical "Flôr Tapuya", envie um SMS com a mensagem de texto "MPB FLÔR" para 49810. (A tarifa do sms é de R$0,31 + impostos).





O musical tá acabando! Não deixe de aproveitar esses últimos dias!


Serviço:
Teatro Carlos Gomes
(Praça Tiradentes, 19 – Centro)

de Quinta a Sábado às 20h00 / Domingo às 19h00
Mais informações: (21) 2232-8701


Foto: Divulgação

Vídeos de ensaios: "Um Lugar Chamado Recanto"

.

Os canais @QuartetoBMProdutora e @Teatro, do You Tube, publicaram vídeos de alguns ensaios do musical "Um Lugar Chamado Recanto", de Fred Mayrink e com Janaina Azevedo, Camila Caputti, Betto Serrador e a Global Nivea Stelmann no elenco.

Confira algumas partes dos ensaios, com Janaina ajudando no ensaio musical de um dos números interpretados pelo novo integrante do elenco - Betto Serrador - e com nossa cantriz ensaiando um número seu, ao lado de Fred Mayrink. Assista também a um vídeo com algumas entrevistas e, ao final, o aquecimento vocal do elenco, conduzido por Janaina:






Vídeos: BM Produtora e Canal Teatro

27 de outubro de 2011

Vídeo de Janaina em "Império"

.

O canal do You Tube, @ThiMachado1, disponibilizou o vídeo da canção "Carta de Leopoldina", interpretada por Ester Elias, Germana Guilhermme e Janaina Azevedo no musical "Império", de Miguel Falabella e Josimar Carneiro. Confira as atuação e as belíssimas vozes:




Você também pode conferir o site do musical, ainda no ar, e ler sobre a obra na mídia, ver fotos das galerias e conhecer o elenco, equipe de criação, a história e também sobre a rquestra. Basta clicar em:
http://miguelfalabella.com.br/imperio/



Vídeo: ThiMachado1 (canal do You Tube)

Janaina Azevedo nas redes sociais

.

Agora você pode seguir o Blog Janaina Azevedo e ficar sabendo das notícias sobre shows, peças teatrais e musicais, participações da cantriz e muito de sua carreira por meio das Redes Sociais!

Acesse a página Janaina Azevedo no Facebook e curta! Se inscreva no canal JanaAzevedoCantriz no You Tube e assista a vídeos incríveis da artista! Temos fotos e imagens da carreira e dos trabalhos de Janaina nas redes Flickr (2 perfis!) e nos álbuns da web do Picasa. E, claro, onde tudo começou: a Comunidade do Orkut "Janaina Azevedo". Se você ainda faz parte desse site de relacionamentos, não deixe de participar da comunidade e acompanhar debates nos tópicos!

Basta clicar na imagem de cada rede, que você será redirecionado para a página na internet. Confira!


Fotos do show "Com você, pela vida" (2010)

.

Fundação do Câncer e Fred Mayrink idealizam o show "Com você, pela vida", em prol da causa do tratamento de câncer. O evento já está na sua terceira edição, tendo acontecido esse ano em Abril de 2011. Na edição de 2010 - realizada no Vivo Rio (Rio de Janeiro - RJ), Janaina Azevedo participou, cantando ao lado de nomes como Maria Gadú, Luisa Possi, Alessandra Maestrini, Rogéria e a cantora Joanna.

Abaixo você confere algumas fotos de Janaina com essas outras estrelas:






Fotos: Divulgação

21 de outubro de 2011

Cantando com Samir Farias 1

.

Janaina Azevedo e o músico Samir Farias gravaram um vídeo cantando juntos a música "Anjos Dormindo", de autoria de Samir. O vídeo está disponibilizado no canal @SamirOFarias, no You Tube, e você pode conferi-lo abaixo:




Esperamos que tenha curtido o vídeo! Em breve, mais vídeos para você ver e se emocionar com a voz da nossa cantriz! Continue nos seguindo...


Vídeo: Samir Farias e Janaina Azevedo

19 de outubro de 2011

Matéria no jornal O Globo

.

Esta matéria saiu, no dia da estreia de "Flôr Tapuya", no jornal on-line O Globo. A reportagem, que ganhou a capa do Segundo Caderno desse mesmo veículo - em sua versão impressa - também pode ser conferida digitalmente. De Luiz Fernando Vianna, segue o texto:

"O novo Pixinguinha
Obra do compositor é resgatada em livro de músicas inéditas e na remontagem da opereta 'Flôr tapuya'

Luiz Fernando Vianna

RIO - Em 1920, Pixinguinha recebeu a missão de fazer com urgência melodias para a opereta "Flôr tapuya" (grafia original). Foi, muito provavelmente, sua primeira encomenda. Ele já criara preciosidades como "Rosa" e "Sofres porque queres", mas era um jovem de 23 anos, editava composições havia apenas seis e ainda nem realizara trabalhos como orquestrador, função em que começaria a fazer história pouco tempo depois.

Era, portanto, um Pixinguinha em preparação para se tornar um artista fundamental o de "Flôr tapuya", peça que volta à cena às 20h desta sexta-feira, no Teatro Carlos Gomes, após a saga de recuperação das partituras, antes dadas como perdidas. Em outro passo para preencher lacunas da história de um músico tão profícuo, o Instituto Moreira Salles (IMS) lançará até o fim do ano "Pixinguinha inédito e redescoberto" (título provisório), livro com partituras de composições não gravadas e outras dez lançadas de forma obscura.

RIO SHOW: Confira a programação do espetáculo

- Temos o sonho de estabelecer o catálogo de obras de Pixinguinha. Mas talvez tenhamos que deixar algo para as futuras gerações, pois é muita coisa - diz Bia Paes Leme, coordenadora de música do IMS, instituição que cuida desde 2000 do Acervo Pixinguinha.

- Gostaria de poder um dia dizer que ele fez x músicas, x arranjos, mas não sei se será possível, porque meu avô nunca se preocupou em organizar as coisas. O que trouxemos para o IMS foi o que meu pai conseguiu reunir - conta o ator e cantor Marcelo Vianna, neto de Alfredo da Rocha Vianna Filho (1897-1973) e filho de Alfredo da Rocha Vianna Neto (1934-2003).

Marcelo tinha esperança de encontrar no material pelo menos alguma das sete operetas que Pixinguinha fez na década de 1920, mas isso não aconteceu. Coube ao flautista José Maria Braga, do conjunto Galo Preto, achar as partituras de "Flôr tapuya".

A história começa em 1975, quando, numa reforma do Teatro João Caetano (antigo São Pedro, onde a opereta esteve em cartaz), um monte de papéis destinados ao lixo foi enviado à Escola de Música Villa-Lobos para ver se havia algo de valor. Ficou tudo numa espécie de arquivo morto até 2002, quando Braga, tendo assumido a direção da escola e ouvido que existiam ali coisas de Pixinguinha, pediu que as encontrassem.

Lá estavam, enroladas por um barbante, as partituras dos dois primeiros movimentos de "Flôr tapuya" - o terceiro foi recuperado por Braga num "trabalho de arqueólogo", a partir das anotações feitas para os músicos do espetáculo. Pesquisando em jornais, ele reconstruiu a trajetória de sucesso da opereta, que também está resumida na biografia "Pixinguinha - Vida e obra", de Sérgio Cabral.

"Flôr tapuya" estreou em 16 de junho de 1920 com libreto de Alberto Deodato e Danton Vampré e músicas do português Luís Quesada. De acordo com anúncio públicado à epóca pelo empresário Paschoal Segreto, 94 mil pessoas viram o espetáculo em um mês e meio. Possivelmente em função de um desentendimento com Segrego, Quesada largou a produção, levando as partituras. Os artistas passaram a enfrentar dificuldades financeiras, e, por sugestão do amigo Donga, Pixinguinha foi incumbido de criar novas melodias. Graças ao seu trabalho, o sucesso voltou, e a peça foi levada a outras capitais.

- Um dos destaques eram os Oito Batutas (conjunto formado por Pixinguinha, Donga e outros, que faria uma célebre temporada em Paris em 1922). Segundo os jornais, eles eram ovacionados pela plateia - diz Braga, que só não conseguiu recuperar uma das 19 composições originais. - Mas achei uma página dela em que estava escrito "não vai". Se não ia mesmo, continuou fora.

"Flôr tapuya" é uma opereta sertaneja, com 20 tipos interioranos vividos por seis atores, entre eles Marcelo Vianna. A trama se assemelha à de "Romeu e Julieta": Lúcio e Rosa lutam para fazer valer seu amor em meio às brigas de seus pais, os coronéis Menezes e Nitão. Mas tudo é tratado com humor e embalado por ritmos diversos, como cateretê, maxixe, polca e tango. Marcelo, Braga e o diretor da remontagem, Antonio Karnewale, que criaram a companhia Maviosa, sonham montar outras das operetas de Pixinguinha.

Criações que não eram escritas
Há a possibilidade de, em 2012, "Flôr tapuya" ser lançada em livro pelo IMS. No ano passado, saiu "Pixinguinha na pauta - 36 arranjos para o programa 'O pessoal da velha guarda'". Já a publicação de 2011 é resultado de uma longa pesquisa, que constatou não haver gravações de dez músicas registradas em partitura. Para "Pixinguinha inédito e redescoberto", elas serão acrescidas de dez praticamente desconhecidas.

- No choro em geral, e Pixinguinha não foge à regra, os compositores não costumam escrever as músicas. Quem faz isso são os instrumentistas, para poder tocá-las. Então, não é fácil localizar todas as obras. Podem haver mais inéditas - diz Bia Paes Leme, que estima em torno de 400 o número de composições de Pixinguinha, sendo incontáveis os arranjos, pois ele atuou muitos anos em rádios e gravadoras.

Segundo Bia, não é possível precisar as datas das inéditas. Ela conta que, no material, há choro, valsa, polca, tango brasileiro e "um lindo one step". O livro terá texto do músico Pedro Aragão, que participou da pesquisa".



Fonte (matéria original): O Globo online / Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/09/15/obra-do-compositor-resgatada-em-livro-de-musicas-ineditas-na-remontagem-da-opereta-flor-tapuya-925364829.asp

Fotos da estreia de "Flôr Tapuya"

.

Veja algumas fotos da estreia de "Flôr Tapuya", ocorrida no dia 16 de Setembro, no Teatro Carlos Gomes (Rio de Janeiro - RJ)!




Nesse dia, o teatro lotou, Janaina Azevedo recebeu amigos queridos que foram prestigiá-la, e até o Canal Brasil marcou presença, fazendo entrevistas com algumas pessoas que compareceram ao evento.
Confira:





Fotos: Denise Guerchon